fbpx

Posso dar Chá Para Meu Bebê?

Posso dar Chá Para Meu Bebê?

Esse artigo é resultado de uma dúvida que gera bastante polêmica e a resposta me convenceu bastante, sendo assim, compartilho com vocês.

Apesar de ser bem comum, em um passado próximo, oferecer chá (principalmente pra cólicas) para bebês menores de 6 meses, hoje isso é contraindicado e eu seguia direitinho. Mas o que me deixou intrigada outro dia foi que a pediatra do meu filho prescreveu um remédio pra cólica/gases (o meu bebê teve bastante após o primeiro mês), mas continuou ressaltando que nada além do leite materno até os 6 meses. E eu, cá com meus botões, me questionei se um remédio não seria mais danoso do que um chá. Fui tirar a dúvida com uma nutri materno-infantil que respeito muito, porque eu sou dessas (rs) e acho que já que o filho é nosso, devemos nos informar tanto quanto pudermos (com fontes confiáveis, claro).

O que ela explicou é que cólicas são espasmos musculares no intestino que acontecem durante esse período de amadurecimento do trato digestivo nos bebês. Às vezes, os espasmos são desencadeados por pequenas bolhas de gases e às vezes são totalmente espontâneos. Não há tanto o que fazer a não ser tentar dar conforto ao bebê para amenizar o sofrimento.

Os chás são contraindicados nessa idade porque são bebidas sem nutrientes e ocupam espaço no estômago que deveria ser ocupado por leite materno, além de não terem efeito comprovado. Fora que tem toda uma questão de trabalho renal com a ingestão de água (praticamente) pura X LM. Já o medicamento é oferecido numa quantidade mínima (gotinhas), ocupa pouco espaço no estômago e tem um efeito marcante. Ainda assim, deve ser dado em último caso, pois é tratamento sintomático.

Achei a explicação bem pertinente, mas na hora do desespero dos nossos pequenos, a gente acaba topando qualquer coisa. Existem, sim, algumas medidas que ajudam a aliviar a dor e até diminuir frequência das cólicas que podem ser tentadas antes de recorrer ao remédio e aqui em casa funcionaram bem. Mas como o assunto não é exatamente alimentação e esse post já está imenso, comentem aqui, caso o assunto interesse, que na próxima postagem eu compartilho com vocês.

Compartilha com alguém que precisa ver isso. 
Um beijo e até a próxima! <3

#introduçãoalimentar #papinhasbebê #lanchinhobebê

Obs.: Essa postagem (e nenhum dos comentários gerados por ela) não têm intenção ou efeito de prescrição, apenas compartilhamento de experiências. Nunca deixe de ser acompanhado/a por um(a) profissional.

Tags: | |

Sem saber por onde começar a Introdução Alimentar?

Baixe Gratis o E-book - 7 Dicas de Como Fazer a Introdução Alimentar do Seu Bebê sem Medo!

Nós não enviamos spam. Seu e-mail está seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *