fbpx

Leite de Inhame

Leite de Inhame

Aqui você vai encontrar uma receita de leite vegetal para bebê e que, é claro, obviamente, não possui lactose. Lembrando que você pode utilizar esse leite de inhame no preparo de outras receitas para bebê, até para deixar algumas papinhas mais suculentas. Ou seja, é mais uma ferramenta no seu “cinto de utilidades de mamãe” e que pode ser uma mão na roda para a introdução alimentar do seu bebê. Dá para utilizar esse leite no preparo de bolos e pães para seu bebê. Daí, é só ter um pouco de criatividade que, “voalá”, surgem mais uma série de possibilidades.

Se você quer ver as outras receitas similares da nossa série de “Leites vegetais” e que são uma alternativa aos leites de origem animal é só clicar aqui: Leite de Coco, Leite de Aveia. Mas vamos logo à receita do Leite de Inhame.

INGREDIENTES:

  • 300g de inhame descascado e cortado em cubos
  • 3xic de água

MODO DE PREPARO:

Deixe o inhame de molho na água filtrada por 12h a 24h. Lave em água corrente. Coloque em um liquidificador com 3 xícaras de água filtrada, bata até triturar completamente o inhame. Coe com a ajuda de um coador de café ou um pano limpo (pano de prato ou até uma fralda), mas esse coador ou pano deve ser usado apenas para leites vegetais. Esprema bem o conteúdo até extrair todo o leite. Guarde em um recipiente esterilizado, por até 3 dias na geladeira.

Espero que tenham gostado!

Obs.: (1) O resíduo que sobre após a extração do leite pode ser utilizado para fazer pães e bolos. (2) O inhame menor e mais redondinho tem maior concentração de oxalato que cálcio do que o inhame grande e comprido. Este último é mais indicado que o menor quando fazemos leite do tubérculo cru. Ainda assim, deve ficar de molho por pelo menos 12h, pois o oxalato de cálcio não é benéfico nutricionalmente e algumas pessoas podem apresentar reações adversas. (3) Até os 6 meses, a recomendação é aleitamento materno exclusivo. Caso o bebê precise de alguma substituição ou complementação, isso deve ser orientado adequadamente por um profissional especializado.

Então é isso, você acabou de descobrir uma receita de leite vegetal para bebê, que é bem simples, mas que também é bem versátil. Podendo ser uma alternativa para bebês que tem APLV ou simplesmente para enriquecer o paladar e as receitas que você prepara para seu fofinho.

Compartilha com alguém que precisa ver essas dicas.
E me conta nos comentários o que mais você quer ver por aqui. 

#leitedeinhame

Obs.: Essa postagem (e nenhum dos comentários gerados por ela) não têm intenção ou efeito de prescrição, apenas compartilhamento de experiências. Nunca deixe de ser acompanhado/a por um(a) profissional.

Tags: |

Sem saber por onde começar a Introdução Alimentar?

Baixe Gratis o E-book - 7 Dicas de Como Fazer a Introdução Alimentar do Seu Bebê sem Medo!

Nós não enviamos spam. Seu e-mail está seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *